A arte não tem padrões

Recentemente a exposição do Santander deu o que falar, mas não irei me ater a isso, já vi vários posts por aí á respeito (sei que vocês também). Irei deixar aqui minha breve opinião sobre o que eu penso das artes e da cultura (ambas andam lado a lado), pra que vocês possam tirar suas conclusões à respeito das manifestações artistico-culturais existentes em nosso mundo. Lembrando que é apenas a minha opinião.

Arte seria então, uma produção que significa sensibilidade, um produto da imaginação do artista e sua finalidade seria a contemplação do belo (porém, não só do agradável, do prazeroso).

A cultura por outro lado, seria tudo aquilo que a partir da existência humana, carrega um significado: linguagem, símbolos, valores, comportamentos, “obras de arte” enfim, por aí.

A questão é simples, a partir da expansão do capitalismo criou-se então uma ideologia cultural, onde a cultura virou indústria também. Com isso, a cultura ficou submetida ao “lucro” e daí, as obras de arte viraram meras mercadorias.

Um dos pensamentos que exprimem o que acredito vem da filósofa e professora Marilena Chauí, ela diz:

“A indústria cultural vende cultura. Para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor. Para seduzi-lo e agradá-lo, não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar. Fazê-lo ter informações novas que pertubem, mas deve devolver-lhe, como nova aparência, o que ele já sabe, já viu, já fez”.

Então, para mim, a arte ela pode e deve trazer críticas sociais e ao mesmo tempo, sensibilidade e expressão de emoções.

Aquela arte que não nos provoca, não nos choca, é apenas um produto de lucro e em suma, servirá em prioridade para decorar.

Por isso, creio que arte não deveria se ater a padrões impostos pela indústria, mas sim, ser uma criação que exprime aquilo que quer-se exprimir através do autor; seja isso, chocante ou não.

A ilustração de capa é do artista Pawel Kuczynski que tem diversos quadros (maravilhosos) nesta mesma pegada.

E vocês? O que pensam sobre arte?

2 comentários em “A arte não tem padrões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s