Por que se interessar por política?

O Analfabeto Político

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo”. (Bertolt Brecht)

 

Acordou Maby? Acordei! Sim, por muito tempo eu fui esse “analfabeto político”, adorava abrir a boca para proferir que odiava política e, queria crer, que isso era fruto da minha imaturidade.

Hoje em dia, um pouco mais velha, não perco a oportunidade de entender o cenário político do país. Embora, sinceramente falando, minha neutralidade antigamente se resumia a falta de informação e conhecimento mesmo.

Esse poema acima foi escrito pelo alemão Brecht e, simplesmente, traduz toda a importância do interesse que deveríamos depositar sobre as questões políticas.

É preciso entender que não podemos nos distanciar da realidade do mundo, como se as questões que afligem a sociedade nada tivessem a ver conosco. spoiler: Elas têm.

Ou seja, ao nos omitirmos, geramos uma certa ação social que não será benéfica para ninguém, muito pelo contrário, irá apenas “vendar seus olhos em meio as balas”.

Outro fato muito importante, é não nos deixarmos levar pelas mídias, não aceitar que irão fazer um discurso imparcial pois, muitas vezes, irá ocorrer manipulação de informações e você será apenas mais um alienado pelos interesses de outrém.

Vá em busca de informações; a internet, os livros de história, sociologia e filosofia estão aí pra isso. Leia e absorva! Faça suas conclusões sobre os mais variados assuntos de importância social e debata sobre o que você acredita, lute pela transformação das políticas públicas.

Então, ou você procura tomar consciência dos fatos, ou irão manipular você. Acha mesmo que política não é importante?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s