Setembro amarelo

Precisamos falar sobre suicídio! Você sabia que segundo ranking da OMS (organização mundial de saúde) em 2014 o Brasil ocupava a oitava posição no número de suicídios?  Pois é…  Por isso, surgiu nesse mesmo ano o Setembro amarelo.

A estimativa atual é de 1 suicídio a cada 45 minutos, na maior parte cometido por jovens de 15-29 anos. Pelo menos 90% dos suicídios tem relação com problemas mentais…

wpid-wp-1473278883205

De um tempo pra cá a pauta tem tomado maior visibilidade, isso se deu em especial ao fato do comentado jogo “baleia azul” e por meio de algumas produções cinematográficas que ganharam destaque entre os jovens, como “13 reasons why”, com o assunto tornando-se inevitavel e saindo enfim das escuras, hoje os pais e os amigos conseguem melhor identificar alguém que precisa de ajuda.

Infelizmente algumas pessoas ao invés de ajudar, só sabem julgar. Uma pessoa que pensa em suicídio geralmente está com depressão e depressão NÃO É FRESCURA! Depressão mata! 

Geralmente essas pessoas começam a se afastar aos poucos dos amigos e familiares, geralmente elas perdem o interesse por coisas que gostavam de fazer (como ler, escrever, ver tv etc etc), prefere ficar na cama o dia todo ou mesmo, quando sai geralmente está distante de todos e triste. Mas, não se engane, alguns que estão sofrendo com a depressão conseguem sair e colocar uma espécie de “máscara social”, a sós é que eles se definham aos poucos. Se arrastando silenciosamente…

Em geral, os sintomas são esses:

As pessoas podem ter:
No humor: ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, mudanças de humor, perda de interesse, perda de interesse ou prazer nas atividades, solidão, tristeza, tédio ou sofrimento emocional
No comportamento: agitação, automutilação, choro excessivo, inquietação, irritabilidade ou isolamento social
No sono: despertar precoce, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado
Na cognição: falta de concentração, lentidão durante atividades ou pensamentos suicida.
No corpo: fadiga ou fome excessiva
Sintomas psicológicos: depressão ou repetição insistente de pensamentos
No peso: ganho de peso ou perda de peso
Também é comum: abuso de substâncias ou falta de apetite

O nosso compromisso maior é ser sempre gentil. Que tal elogiar alguém que você admira? ou mesmo sorrir pra um estranho? Dar bom dia nunca é em vão e ser gentil é um presente que você pode oferecer ao mundo, a gente nunca sabe das lutas internas que o outro carrega.

Setembro amarelo é o movimento de prevenção contra o suicídio, mas nós podemos e devemos ajudar o ano todo!

Não tolere bullying com você ou com outra pessoa, não pratique também! Não brinque com o sentimento das outras pessoas, se coloque no lugar delas. Não seja rude, não seja agressivo, não seja intolerante!

Esse é o melhor vídeo que encontrei sobre depressão! Entenda e ajude quem precisa!

 

Deixa eu contar pra vocês que teve um momento em minha vida que eu tive começo de depressão e pelo histórico da minha família isso já era absurdamente comum, nesse momento meus amigos e a fé (com toda certeza o vínculo com Deus, no meu caso) foram de fundamental importância para que eu não me afundasse e percebe-se o quanto a vida poderia ser bela. E olha, só! De lá pra cá eu já vivenciei tanta coisa linda que se eu não estivesse aqui eu mesma me mataria já morta (haha). Então, vai por mim. A dor passa… Muitas histórias virão.

Ei, e você que notou alguém diferente sua ajuda é sempre bem-vinda.

Não deixe nunca de demonstrar que se importa com alguém. Eu sei que em meio a correria diária é difícil, mas para um pouquinho e respira, pensa o quanto você é agraciado por viver e ter um mundo todinho pra descobrir e se redescobrir, como você é agraciado por pessoas que ama ao seu redor, demonstre.

Screenshot_20170904-163903.png

Bom,  se está difícil pra você aí e agora, aguenta firme e não pensa JAMAIS em excluir a canção, você pode até dar uma pausa na música, mas depois volta a tocar por favor. Vai por mim, a dor passa, quantas vezes você viu o fim do mundo? quantos você sobreviveu? Você é forte e você dá conta! Amanhã é outro dia, não vamos deixar uma dor presente aniquilar tantos sorrisos futuros. Ok? A vida te espera, não desperdice-a.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s