Feminismo pra que?

Vez ou outra sempre escuto alguém me questionar “feminismo pra que?” e logo em seguida vem vários ataques de argumentos nada formulados sobre o movimento.

“feministas são todas histéricas”, “ir pra guerra ninguém quer”, “homens não recebem salário maternidade”, “mulheres se aposentam primeiro” e tantas outras bostejações que a gente apenas revira os olhos e tenta seguir em frente.

Pois bem, vou te dizer pra que serve o feminismo e dizer também que existe uma galerinha aí, as  “feminazi” que não representam o movimento, ok?

O feminismo antes de tudo e qualquer coisa, prega apenas a igualdade de gênero porque somos mulheres e consequentemente seres humanos e por isso merecemos direitos iguais (difícil compreender isso?).

Nós precisamos do feminismo quando uma mulher tem a mesma função de um homem no trabalho e mesmo assim recebe menos que ele (sem nem contar que sim, a mulher ainda cuida da casa e dos filhos s-o-z-i-n-h-a em pleno século XXI, raras exceções), nós precisamos do feminismo quando as mulheres são descriminadas no mercado de trabalho e as oportunidades decaem ainda mais quando elas são mães  (será que perguntam aos homens se eles tem filhos?), precisamos também quando notamos que os afazeres domésticos são voltados apenas para as mulheres e é claro que deveria existir uma responsabilidade de igual pra igual entre homens e mulheres (mas é bem mais comum notarmos que os homens quando ajudam esperam pelo menos um agradecimento/recompensa. ué, é tão difícil assim usar suas pernas e braços pra manter a casa limpa e organizada?)

O feminismo também é de extrema importância para sabermos que qualquer ato sexual sem consentimento é estupro. Nenhum homem tem o direito de dispor sexualmente de uma mulher contra a vontade dela e NUNCA É CULPA DA VÍTIMA!

E sim, assédio na rua é violência é abuso, sim. Toda mulher tem o direito  ao espaço público (e também ao transporte público) sem ser constrangida, humilhada, ameaçada e intimidada por assediadores.

É importante ressaltar que as mulheres não devem ser representadas na mídia com estereótipos que nos desumanizam ou ajudam a nos oprimir, jamais. Sem contar, que a luta feminista é também contra os padrões de beleza que são impostos dia após dia. Temos que contemplar toda a sua diversidade: somos negras, brancas, indígenas, albinas, magras, gordas, baixas, altas, homossexuais, bissexuais, heterossexuais, com ou sem deficiência etc. E o feminismo prega a importância da empatia e do empoderamento feminino, não devemos ser “inimigas” uma das outras e sim, nos unirmos e ajudar sempre que possível a outra.

O feminismo também trabalha o espaço das mulheres em todos os campos: ciência, cultura, política, educação etc a voz da mulher precisa ser ouvida e valorizada. Suas opiniões, histórias, ideias e ideais precisam de espaço e não serem descartados pelo fato de serem proferidas por mulheres.

Mulher não “tem que” nada, se não quiser. Isso vale para ser “amável” ou falar palavrão, fazer sexo ou não fazer, se depilar ou não depilar, usar cabelo grande ou curto, “encontrar um homem” ou ficar solteira, sair com vários caras ou preferir mulheres, ter filhos ou não ter, gostar de maquiagem ou não (e por aí vai em todas as regras que cagam ou possam vir a cagar sobre nossas vidas).

O feminismo prega apenas uma conscientização acerca do espaço feminino e do quanto nós precisamos estar sempre atentas, infelizmente é uma luta diária e carregada por séculos que aos poucos conquistam batalhas, mas infelizmente está longe de vencer a guerra.

Por isso, feminismo!

Vou deixar aqui em baixo os desenhos da Nath Araújo que são maravilhosamente empoderadores e você pode acompanhar o trabalho dela pelo insta @natharaujo

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s