ENTREVISTA : Escritor Raul G. M. Silva

Hoje o Paraiso Nublado vem com uma entrevista muito legal com o professor e escritor Raul, estando presente no mesmo evento, pedimos a ele para responder umas perguntas pra o blog, e ele muito gentil, aceitou.

Raul é natural de Arcoverde , Sertão de Pernambuco, formado em Licenciatura em Letras, atua como professor na citada cidade, uma de suas paixões é a escrita, e seguindo essa paixão publicou seu livro ” A lenda dos Cinco Povos – A Terra de Almar”, Raul também tem um canal no YouTube e grava vídeos de teor literário, vou deixar os links de suas redes sociais e canal aqui, venham conhecer esse ótimo escritor.

PN: ENTÃO, QUANDO VOCÊ PERCEBEU QUE SEU DESTINO ERA SER ESCRITOR?

Eu tinha doze anos. E, como tinha poucos amigos, passava a maior parte do meu tempo lendo, viajando para lugares que só poderia ir através dos livros. Acho que isso foi o fator que me levou a desejar contar minhas histórias. Ao ler tantas histórias sobre aventura eu resolvi contar a minha e foi assim que A Lenda dos Cinco Povos surgiu e a minha certeza de querer ser escritor veio junto com ela. 

PN: DE ONDE SURGE A IDEIA PARA SEUS PERSONAGENS? ELES DE ALGUMA FORMA SE RELACIONA COM ALGUÉM QUE VOCÊ CONHECE?

Tudo no mundo real me dá ideias para escrever, na verdade. Mas acho que a maior parte das personagens que criei têm uma ligação intima com a música. Quando escuto uma música é como se ela me contasse uma história e, à partir disso, eu crio as personagens. No caso de A Lenda dos Cinco Povos eu acabei dando ao Arthur esse nome, pelo fato de as pessoas sempre errarem meu nome, a maioria não me chama de Raul e sim de Arthur, achei isso engraçado e interessante. Contudo, também escolhi esse nome por conta da mitologia do rei Arthur, da qual sou fã. 

“Quando escuto uma música é como se ela me contasse uma história”

PN: QUAIS SÃO SUAS REFERÊNCIAS NO MUNDO DA ESCRITA?

São tantas! Essa pergunta é complicada. Nós recebemos influencia de basicamente tudo que vemos ou lemos (ou no meu caso jogamos, minhas horas de Xbox estão aí para comprovar), mas se fosse para escolher eu diria que existem três: J. K. Rowling, que me fez acreditar que eu poderia escrever minhas próprias histórias, C. S. Lewis, que me ajudou a me apaixonar por contar histórias e J. R. R. Tolkien, que me lançou ao mundo das mitologias. Acho mesmo que eles foram as bases principais 

PN: EM MÉDIA QUANTO TEMPO DEMORA PARA ESCREVER UM LIVRO?

Nossa! Depende, eu diria. A Lenda demorou sete anos para ficar pronta e mesmo assim eu ainda passei mais dois alterando ela aqui e ali para enfim publicar. Existe inclusive um dito que diz que os escritores publicam os livros para parar de escreve-los e sinceramente acho que é verdade. Se eu ainda não tivesse publicado eu já teria reescrito a história umas vinte vezes. 

PN: QUAL FOI SUA MAIOR DIFICULDADE NA PUBLICAÇÃO DE SEUS TRABALHOS?

 Encontrar uma forma barata de se publicar no Brasil. As pessoas aqui não valorizam muito bem a leitura o que torna a publicação via editora bastante cara e competitiva. A maior parte das histórias que são publicadas por grandes editoras aqui no Brasil vêm de fora. Normalmente as pessoas torcem o nariz para os escritores nacionais e isso também ajuda a tornar tudo mais difícil.

“Normalmente as pessoas torcem o nariz para os escritores nacionais e isso também ajuda a tornar tudo mais difícil.”

PN: QUANDO VOCÊ ESTÁ NO PROCESSO DE ESCRITA, COSTUMA COMPARTILHAR A HISTÓRIA COM ALGUÉM PARA PEDIR CONSELHOS?

Raramente. Sou muito possessivo com minhas histórias, prefiro esperar para que fiquem prontas ou quase antes de compartilhar. 

PN: VOCE TEM ALGUMA PLAYLIST PARA ESCREVER OU GOSTA DO SILÊNCIO ABSOLUTO?

 As músicas são importantes, como eu disse antes é como se elas me contassem a história que eu vou escrever, elas me ajudam a visualizar o que vai acontecer e como acontecerão as coisas, mas também não pode ser qualquer música, eu geralmente tenho preferencia por musica clássica, inclusive tenho uma longa playlist no Spotfy com as trilhas de vários filmes para ajudar na hora de escrever.

PN: JÁ IMAGINOU ALGUM LIVRO SEU SENDO ADAPTADO PARA O CINEMA, ATORES, TRILHA SONORA E ESSAS COISAS? COMO IMAGINA?

Já. Mas não sei se eu permitiria. Normalmente, quando existe uma adaptação elas geralmente estragam os livros para sempre. Até hoje gostei de pouquíssimas adaptações de livros, mas já imaginei como seria algumas vezes. Acho que adoraria que o Howard Shore fizesse a trilha, amo de paixão suas trilhas para O Senhor dos Anéis e de O Hobbit, mas nunca pensei em diretores ou atores. Contudo, se fosse para escolher um estúdio eu escolheria a Warner sem piscar. 

PN: VOCÊ TEM COSTUME DE ESCREVER FANTASIA, JÁ PENSOU EM SE DEDICAR A ESCREVER OUTROS TEMAS?

Na verdade, atualmente eu estou escrevendo outras duas séries além de A Lenda dos Cinco Povos, uma será um triler de suspense e terror e a outra trás um pouco de tudo fantasia, ficção cientifica, filosofia e religião, ambas são mais para o publico adulto, mas acredito que sempre irei escrever fantasia por ser minha paixão primordial. 

PN: SE PUDESSE CITAR UMA CARACTERÍSTICA COMUM ENTRE OS ESCRITORES O QUE DIRIA?

Egoístas. Escrevemos as histórias, mas somos muito relutantes em compartilha-las com o mundo, acho que enxergamos uma história como se fosse um filho, é complicado.  

PN: SE VOCÊ NÃO FOSSE VOCÊ, QUEM GOSTARIA DE SER?

Bem, eu sinceramente não sei. Acho que não seria ninguém em especial. Apesar de tudo que já passei em minha vida, esses acontecimentos são o que define quem eu sou e não trocaria isso por nada. Arrependimentos todos nós temos, mas são eles que nos impedem de errar de novo.

PN: EXISTE ALGUM ESCRITOR DA ATUALIDADE QUE VOCÊ GOSTARIA DE ENTERRAR?

Provavelmente as pessoas vão me odiar, mas eu diria que a Stephanie Meyer, não gosto dos livros dela. Eu amei Drácula quando o li pela primeira vez, foi assustador, emocionante e apaixonante ao mesmo tempo e ela de certa maneira destruiu esse sentimento com Crepúsculo. Mas todos somos livres e essa é minha humilde opinião. Acho que as pessoas devem ler o que as fazem felizes, quem sou eu para dizer que as pessoas não devem ler Crepúsculo, acho que vivemos num pais que precisa desesperadamente de leitores, então toda leitura é válida.

“Acho que as pessoas devem ler o que as fazem felizes”

PN: RESUMA EM UMA FRASE O QUE SERIA A ESCRITA PARA VOCÊ?

Liberdade, um mundo de infinitas possibilidades.

Seu livro:

IMG_20170523_211549.jpg

A LENDA DOS CINCO POVOS – A TERRA DE ALMAR

Sinopse

Arthur era apenas um garoto que morava com a avó, Tom vivia com a mãe e tinha medo de tudo na vida, Gui era um jovem que guardava tudo para si e não compartilhava seus problemas pessoais e Hally tinha medo de nunca ser boa o bastante em nada que fizesse. O que esses quatro amigos não sabem é que eles são a chave para salvar o mundo. Os mundos. Todos eles!

Um antigo inimigo ressurge na Terra de Almar. Um mundo paralelo ao nosso, um mundo, que como o nosso, já sofreu com guerras, pragas e catástrofes naturais e esse inimigo foi responsável por grande parte de todos esses sofrimentos. Após grandes guerras e milhares de vidas destruídas ele foi derrotado, mas agora ressurgindo das sombras ele quer vingança e não apenas daqueles que o destronaram, mas também de todos os que influenciaram a sua queda. Almar não basta mais e ele irá atrás de muito mais. O nosso mundo.

Assim esses quatro jovens irão embarcar nessa aventura, guiados por Arverardo e Sofia por essa estranha nova terra, em busca das únicas coisas que podem der-rotar o inimigo novamente e talvez assim salvar os dois mundos de sua ira.

Com a morte em seu encalço e poderes inimagináveis brincando com seus destinos Arthur e seus amigos descobrirão que possuem um papel de destaque nos acontecimentos vindouros e que o destino de muitos estará sobre seus ombros. E em meio a todos esses estranhos acontecimentos eles irão descobrir que a ami-zade e a coragem podem significar a diferença entre a vida e a morte. E no final acabarão sabendo muito mais sobre si mesmos e suas reais origens e também sobre a verdadeira história deste e daquele mundo. A história que nunca nos foi revelada.

À VENDA

https://www.amazon.com/Lenda-dos-Cinco-Povos-Portuguese/dp/1511413441

https://www.clubedeautores.com.br/book/157259–A_Lenda_dos_Cinco_Povos#.WSby8GjyvIU

Redes Sociais

Canal no YouTube:  Mundi Ex-Libri

Página do Facebook: Mundi Ex- Libri

Instagram: Raul G. M. Silva

Bom galera, é isso, espero que tenham gostado, e que conheçam o Raul. ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s