Congresso UNE 2015-Goiânia-Goiás

 Olá, pessoas. Tem congressista aí? hahaha

Bem, após um mês e alguns dias nós resolvemos dividir com vocês essa experiência incrível que foi nossa viagem para Goiânia-GO, para participarmos do 54º congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) iremos relatar pra vocês tudo que rolou por lá e durante a viagem! Esperamos que gostem desse tour universitário, pé na estrada!

Primeiramente vamos entender um pouco sobre a UNE, o congresso e afins:

A UNE é a entidade máxima dos estudantes brasileiros e representa cerca de seis milhões de universitários de todos os 26 Estados e do Distrito Federal.

A universidade é um ambiente onde a juventude brasileira tradicionalmente se organiza em torno de visões, opiniões e vontades comuns. Movimento estudantil é o nome dessa atividade que envolve tanto a organização de uma festa como a participação numa passeata, a criação de uma empresa júnior ou a representação política para debater o país.

Em meio a esse processo, os estudantes vão se organizando em entidades representativas como DAs (diretórios acadêmicos), CAs (centros acadêmicos), DCEs (diretórios centrais), uniões estaduais de estudantes e executivas nacionais de cursos. A união destas organizações forma, há mais de 70 anos, a UNE.

LUTAS E BANDEIRAS:

A entidade funciona como um espaço e um veículo de lutas sociais e bandeiras do movimento estudantil do Brasil. A UNE lutou, por exemplo, pela aprovação do Plano Nacional de Educação no Congresso Nacional, uma batalha pelo investimento de 10% do PIB em educação pública. Quer a regulamentação do ensino superior privado e se posiciona contra a desnacionalização da educação.

Bem, se você se interessou e quiser saber mais sobre essa entidade de luta estudantil acesse o site da oficial da UNE: www.une.org.br

 Nossas impressões: 

A UNE trouxe a “Defesa da democracia” como tema em seu 54º congresso, promoveu a cultura nas universidades em parceria com o CUCA, elegeu delegados, mobilizou a sociedade contra a redução da maioridade penal, falou sobre o ensino superior privado, tomou as ruas de Goiânia contra os cortes na educação, elegeu a paulista Carina Vitral como nova presidenta e muito mais.

Em nossa faculdade tudo começou quando ainda estavam elejendo novos delegados e nos falaram por alto sobre o congresso que iria ocorrer, então, sejam espertas hahaha nós fomos em busca de mais informações na Internet (usem a net para pesquisas legais, cara) e encontramos o site oficial da UNE (bem interessante) nele estava tudo devidamente esclarecido, então, nos inscrevemos por conta própria haha usando o fato de sermos bolsistas pra sermos isentas! \o/

E fomos… Rapidamente chegou confirmação no e-mail.

Então, fomos em busca do delegado de nossa instituição pra sabermos como seria a questão do transporte etc e tals e daí muitaaa coisa aconteceu até lá, quase que não iamos porque quase que o governador não liberava os ônibus, mas graças a Deus deu tudo certo! (pra você ver o quanto a educação é levada a sério!)

Primeiramente a concentração dos estudantes ficou pra ser  na rodoviária da cidade, então, foram chegando pouco a pouco os estudantes de mala e cuia…Pessoas com muitaaaa bagagem, gente com pouca e uns na medida. (em qual categoria nos encaixamos? difícil explicar) hahaha

 Maby, Alana e Renata as três amigas inseparáveis chegando para esperar o ônibus que nos levaria a nossa primeira viagem juntas em outro estado… s2

Mas, galera… a gente chegou onze e pouco da manhã porque o horário era de meio-dia e ficamos esperando, esperando e esperando…

Celulares salvando os jovens! Pelo seu bem, não esqueça o seu telefone celular haha ou se não tiver, leve algo que consiga te distrair.

Ex: livro, mini-game, dominó etc kkkkk (nunca se sabe o que vai acontecer, né?)

 

E já não era sem tempo…!!!!!

Daí a gente embarcou né? Hahaha O ônibus podemos garantir que capricharam, era confortável e tinha Tvs, frigobar, banheiro (espaçoso e usável), som individual, ar-condicionado individual (gentee, é muitooo frio! levem lençois e meias quando forem participar), as poltronas inclinavam muito (quase uma cama sz ), havia tomada, wi-fi e enfim, foi bacana.

Bom, a viagem começou tranquila mas tinha as paradas, porque o nosso ônibus ia pegando outros estudantes em outras cidades de Pernambuco, o legal é que nós fomos os primeiros a entrar no ônibus, então pudemos escolher nossos lugares e se acomodarmos/familiarizarmos kk durante uma boa parte do percusso… ficamos no fundããão \o/

Durante a viagem teve paradas para banho, café, almoço e jantar! A parada mais esperada e que demorou MIL SÉCULOS pra chegar foi na divisa hahaha GENTE A BAHIA É ENORME POR DEMAIS hahaha… Na boa! Quando enfim chegamos na divisa, o motorista deixou o ônibus estacionado na Bahia e a gente tratou de ir comer em um restaurante de Góias! hahaha mais tá!

A gente almoçou e voltamos para a estrada, mas satisfeitos por A- Termos saído da Bahia B- Ter encontrado uma comida gostosa por um preço ótimo (10,00 R$ Self-Service)

Ah, daí ainda tomamos sorvete s2 né?! hahaha

E como sempre nós dormimos e acordamos, dormimos e acordamos e nada de Goiânia, na verdade o nosso motorista (legal você fera!) se perdeu! Pois é, ele se perdeu.

Ao que parece ele foi tentar um atalho e acabou indo em uma rodóvia deserta que não dava pra lugar algum e a gente teve que voltar uns quilômetos (que atrasou mais ainda quem já estava atrasado) ! FODA CARA!

E quando finalmente chegamos em Goiânia já era umas 3hrs (madrugueiros,cara!) e foi uma doideira haha como chegamos atrasados, a escola em que ficamos alojadas já estava cheia de estudantes, as salas lotadas e até por todo o percusso do pátio haviam barracas, ficamos perambulando procurando lugares até que uma galera de PE que já estavam lá encontrou pra gente um espaço na quadra (o foda é que ela estava sem iluminação, mas a outra quadra ao lado tinha, então jorrava um pouco ) mas nada não, nós começamos a montar nossas barracas e encher colchões inflaveis e enfim quando terminamos todo mundo foi pro banho!

PIOR PARTE DE CONGRESSO, BANHO! Galera, filas enormes e quando digo enormes, são enormes! haha Dica: melhor hora pra tomar banho em congresso é de madrugada, não deixe para de manhãzinha (todo mundo pensa que 6hrs da manhã tá vazio, vai nessa!)  depois do banho pensamos que iamos dormir, estavamos vestidas com roupas para isso e a galera da nossa facul resolve ir fazer um lanchinho as 4hrs da madrugada em Goiânia, legal? Sim. Nós fomos! hahaha bando de loucos comendo na praça universitária, mas foi ótimo! Sempre que a gente passava por algum grupinho eles estavam animados e comprimentavam a gente do tipo, “Boa noite,de onde vocês são?” e nos apresentavamos e eles falavam coisas legais!

No dia seguinte, acordar ceeeeeeedooooooo! 😦

Alguém com um auto falante começava…. “BORA ACORDAR, BORA ACORDAR,BORA ACORDAR, BORA ACORDAR, BORA ACORDAR!” Isso em ritmo de uma musiquinha hahaha…  Daí a gente acordava, escovava os dentes, se vestia e ia tomar o café 0800 em um espaço lá perto da praça universitária pra começar a participar das atividades disponiveis.

Sobre a comida:  Para todos os inscritos e confirmados havia café, almoço e jantar 0800 haha mas tipo as filas eram enormes, tipo elas davam voltas! rsrs então, muita paciência e acalme sua barriga! Leve sempre lanches em sua viagem ou dinheiro para comprar caso você seja daqueles que não para a boca! kkk Ah, as filas do almoço são as piores porque são as mais demoradas.

 

Outra dica valiosa hehe fique de olho em lugares que há tomada porque você vai precisar e muitooo de tomada rsrs e na maioria das vezes (praticamente sempre) elas já vão estar ocupadas, leve um T ou uma extenção!

 

Nós também tivemos atividades que foram no estadio Serra Dourada, então como era longe do alojamento eles disponibilizaram ônibus pra irmos, mas iamos igual SARDINHA, tá?

Bom galera, no ultimo dia lá em Goiânia a gente foi novamente para o estádio serra dourada e lá teve a ultima votação, encerramento e tals… Foi incrível, o estádio todo lotado, jovens querendo mudança e todo mundo vibrando!

 

Por fim, a gente ficou esperando o busão sentados na pista lá do estádio haha bem legal, cantando música e relembrando os momentos que ficaram pra trás (Sim. Já estavamos com saudades) e é isso galera!

Se vocês tiverem a oportunidade de ir, não percam! Fiquem sempre ligados e interajam com os líderes do DCEs da sua faculdade pois é uma experiência inesquecivel e você aprende muitooo, se diverte, conhece gente nova e conhece lugares incríveis. Sua percepção de mundo aumenta. Seu conhecimento cresce demais, você pode escolher oficinas sobre os mais variados temas, são mais de 30 atividades/temas pra você escolher.

Se quiserem saber mais alguma coisa sobre congresso, mande-nos um e-mail!

Beijos,amamos vocês!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s